segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Padrões de leitura online Aula 8/9

1) Principal diferença - leitura em papel é 25% menos cansativa que no monitor
2) Conseqüência – textos são mais curtos na Web
3) Leitura padrão F – projeto Eyetrack (power point com ilustrações)
4) Leitura na Web é mais completa do que no papel - leitores online lêem mais dos textos que selecionam que os leitores de jornais impressos. Em média, leitores online lêem 77% dos textos escolhidos, contra 62% de leitores de jornais em formato tradicional e 57% dos consumidores de tablóides.
5) Os leitores online se dividem em dois tipos: os metódico e os scaneadores (Scanners), cerca de 50% de cada tipo. Já os leitores de impressos contam com 75% de leitores metódicos. Os escaneadores primeiro fazem uma leitura 'por alto' de toda a página e, em seguida, escolhem o que vão ler em detalhes; os metódicos começam com a leitura de uma história e em seguida passam para outras, sucessivamente.
6) Publicidade
- Presta-se muito mais atenção ao anúncios de texto que aos que incluem imagens ou multimídia.
- Os anúncios de texto chegam a serem vistos quase 5 vezes mais que os gráficos. Cabe assinalar que os pontos onde o leitor observa mais, não têm que ser necessariamente os que mais cliques recebam.
- As publicidades mais lidas são as de cima e as da esquerda. Na direita, qualquer mensagem passa mais desapercebida, embora sempre serão vistas pelo menos um pouco mais que as da parte debaixo.
- É bom também colocar os anúncios perto do conteúdo editorial mais importante.
- O tamanho também importa, embora isto pode parecer óbvio, porque é normal que se a imagem tem um tamanho maior, mais possibilidades terá de chamar atenção. Só um terço dos visitantes prestam atenção aos banners pequenos que muitos de nós colocamos na direita dos portais dos sites.

7) Produzir um texto de 400 palavras respondendo às seguintes perguntas:

- Você acha que os jovens lêem pouco hoje? Porquê?
- O que você acha que está faltando nos jornais atuais? Na TV? No rádio? na Web?
- Qual o veículo de comunicação mais importante para a informação de um jovem?

Nenhum comentário: