sexta-feira, 25 de julho de 2008

Plano de Ensino da Disciplina Redação Jornalística II

I – IDENTIFICAÇÃO
Curso: Mídia Eletrônica
Disciplina: Redação Jornalística II
Carga Horária: 36 horas Fase: Terceira fase Período Letivo: Noturno
Professor: Carlos Albano Volkmer de Castilho
E-mail: castilho.aulas@gmail.com Telefone: (48)3282-1924

II - EMENTA
A disciplina está voltada para o desenvolvimento da capacidade dos alunos produzirem narrativas jornalísticas mais complexas, tanto no modelo convencional (pirâmide invertida) como nos formatos digitais interativos.

III – OBJETIVO GERAL DO CURSO
Mídias Eletrônicas são consideradas a televisão, o rádio, o cinema e a própria Internet a serviço da informação. Dessa forma, o Curso de Comunicação Social com ênfase em Mídia Eletrônica tem o objetivo de formar profissionais aptos a trabalhar e pesquisar novos recursos para estas mídias, com a produção de peças interativas de comunicação para ambientes digitais de comunicação, além da produção de material para mídias gráficas.

IV- OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Objetivo Geral: A disciplina pretende dar aos alunos a capacidade de identificar necessidades narrativas na informação jornalística conforme o público e contextos específicos. Noutras palavras, permitir a diferenciação entre os dois formatos e sua adequação aos objetivos pretendidos. Será dada ênfase especial ao desenvolvimento de textos para sistemas de comunicação digital como weblogs, twitter e wiki.
Objetivos Específicos:Cada aluno desenvolverá um weblog que servirá de plataforma tecnológica para realização de exercícios práticos individuais e para avaliação de desempenho.

V – RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES
A disciplina de Redação Jornalística II tem estreitas relações com a Redação Jornalística I, e as disciplinas, Roteiro , Narrativas Não Lineares , Redação Publicitária, Jornalismo Online e Produção de Radio e Televisão.

VI – COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O desenvolvimento dos projetos previstos na disciplina de Redação para Radio e Televisão exigirá do aluno conhecimentos básicos nos programas computacionais para produção de textos como o Word.

VII – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Cada aluno desenvolverá o seu weblog pessoal atualizado pelo menos duas vezes por semana onde exercitará a produção de textos. Além disso, os alunos usarão os programas Twitter e Wiki para a produção de textos instantâneos e textos colaborativos, respectivamente. Os três melhores weblogs de alunos, escolhidos em votação pelos próprios alunos, serão apresentados durante a Jornada Acadêmica do semestre.
AULA SUBSTITUTIVA - Exibição e análise crítica de textos produzidos pelo sistema da pirâmide invertida e no formato para veículos digitais, a serem indicados pelo professor. Os alunos produzirão um relatório individual destacando os seguintes aspetos: objetividade, clareza, isenção, contextualização, relevância e uso de fontes informativas. O relatório será publicado pelo aluno no seu weblog individual até o final da aula substitutiva.

VIII –ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Aulas combinarão abordagens expositivas e práticas dos temas cobertos pela disciplina, com ênfase no trabalho criativo e nas atividades em grupo.Os alunos serão divididos em grupos para exercitar a produção coletiva de textos a partir do programa Wiki.

IX – SISTEMA E CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
O sistema de avaliação será feito com base em tres itens:1) Avaliação do weblog de cada aluno (50% da nota final);2) Avaliação da participação no projeto wiki (25% da nota final);3) Avaliação da participação nos debates em aula (25% da nota final).

X - BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica: (2 bibliografia com localizador da Biblioteca) LAGE, Nilson. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Campus, 2005 (aquisição recomendada) MARQUES, Luis H. . A Teoria e Prática de Redação para Jornalismo Impresso. Rio de Janeiro: EDUSC , 2003. (aquisição recomendada)
Bibliografia Complementar: LAGE, Nilson. A Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 1987

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